COMPORTAMENTO: Etologia equina

 


     Etologia é o estudo do comportamento natural do animal. Conhecendo o comportamento dos cavalos encontramos as causas e soluções para muitos problemas.

    Para obter este conhecimento, é necessário voltar à época dos cavalos selvagens, vivendo livres e em grupo e obedecendo uma hierarquia. São considerados animais gregários, pois nascem e vivem em grupo e, o fato de serem isolados (em uma cocheira por exemplo) os tornam nervosos e tensos pois faz parte de sua natureza viverem estar na companhia de outros cavalos. 

    Cada grupo é composto em média por 10 a 12 cavalos e são sempre liderados por um membro mais experiente, a égua, que é responsável pelas decisões relacionadas à sobrevivência do bando; em conjunto com o garanhão cujas funções são a reprodução e proteção do grupo. 


    Os cavalos são nômades, por serem herbívoros e caçados por outros animais, o que os classifica como animais com grande instinto de fuga e de defesa. Dessa maneira, sentem-se desconfortáveis em lugares fechados e apertados, ativando uma sensação de claustrofogia. Daí surge a importância de termos rodízio de piquetes para que os animais passem a maior parte do tempo pastando, fora das cocheiras, evitando doenças do trato psicológico, tais como aerofagia, cropofagia, entre outros causados pelo stress do confinamento constante.

    Para o cavalo, objetivo maior é sua sobrevivência. Portanto, a curiosidade e o medo estão sempre presentes, ainda que seja um animal domesticado. A curiosidade é o que faz o cavalo confirmar a necessidade ou não de fugir de qualquer situação que ameace sua sobrevivência. Este é o seu instinto de autopreservação.

    Na natureza os cavalos vivem numa hierarquia de respeito e imitação dos mais experientes. Quando existem conflitos nessa interação é necessária a comunicação para a resolução dos problemas. Os cavalos comunicam-se não apenas através da voz, mas principalmente através de sinais corporais, através de suas orelhas, pescoço, patas, cauda, boca, andamentos, etc. Portanto, é necessário observar os mais sutis movimentos para entender o que o seu cavalo está tentando lhe dizer.  
 
    
    Percebendo e satisfazendo suas reais necessidades instintivas teremos um cavalo saudável, com bom equilíbrio físico e psíquico, evitando algumas doenças e vícios, que são apenas consequências de condições de vida inadequadas. Portanto, considerar todas as facetas da etologia equina nas áreas de manejo e treinamento são essenciais para melhores resultados e bem estar animal.







-------------------


Gostou do nosso artigo? Comente e compartilhe!  Cadastre seu email (topo direito da página) e receba gratuitamente artigos com informações valiosas sobre o mundo equestre em sua casa! 

Entrando agora no maravilhoso mundo dos cavalos e precisa de ajuda? Dúvidas sobre cuidados, manejo, alimentação, saúde, doma e treinamento, equitação, etc? Envie-nos sua pergunta clicando em nosso email (contato.amazonacarioca@gmail.com) ou comente abaixo e responderemos em nosso próximo artigo!

Confira também nossos serviços de consultoria equestre: Clique aqui tire suas dúvidas relacionada ao mundo dos cavalos!  

Aproveite e clique aqui e conheça nossos produtos artísticos exclusivos e personalizados sob encomenda (quadros, prints, camisas, canecas, etc)!



  A Amazona Carioca





Damiana Bem é apaixonada por cavalos e amazona de salto pela escola de equitação da Vila Militar (RJ) e equitação western (rédeas). Formada no curso de formação de treinadores de cavalos da Universidade do Cavalo (UC), cursou o nível Superior em Gestão de Equinocultura e tem experiência em manejo, doma e treinamento, gestão de centro equstre e aulas de equitação e rédeas na UC (Sorocaba), Vila Militar (RJ), Centro de Treinamento Mauro Leite (CTML - Paraná) Hotel Fazenda Pitangueiras (SP) e Haras Medalha de Ouro (São Roque - SP).

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Inscreva-se em nossa Newsletter e receba nossos artigos via e-mail Gratuitamente !

Feito por Ajuda Blogueiros e Blogando com Facilidade