Nutrição: seu cavalo come o necessário?




Na natureza os cavalos consomem apenas pasto (volumoso) e isto já é o suficiente para manterem  suas condições físicas e se desenvolverem. Em liberdade eles comem em pequena quantidade mas várias vezes ao dia, devido à pequena capacidade  estomacal (representa apenas 9% do sistema digestivo) e ao seu característico processo de digestão.


Com a intervenção do homem o manejo nutricional teve de ser alterado radicalmente para atender às novas necessidades e rotinas (cavalos de esporte e trabalho pesado gastam muito mais energia e necessitam de maior suprimento alimentar). Lembremos que o volumoso (pasto, capim, feno, etc) é o alimento natural do cavalo e nunca deve ser oferecido em menor quantidade e muito menos substituído apenas por concentrado (ração). 

Outro ponto importante é nunca submeter um cavalo a trabalho intenso após uma refeição completa, bem como, não oferecer a refeição logo após o término do trabalho, evitando cólicas.
 
 Cavalos são animais que se adaptam facilmente à rotinas, dessa maneira, NUNCA faça alterações bruscas em sua dieta, mantenha sempre os mesmos horários, quantidade e qualidade de alimento.

O ideal seria que o cavalo tivesse acesso ao volumoso à vontade, fresco e de boa qualidade, visto que na natureza eles pastam entre 16 e 20 horas por dia. Já para o concentrado, a quantidade básica é de 1kg de ração por peso vivo, divido em 3 refeições diárias. Pode ser um pouco menos ou um pouco mais, pois devemos sempre considerar cada indivíduo.

Antes de falarmos sobre as necessidades calóricas, devemos entender alguns conceitos, começando a saber o que é escore corporal (avaliação que se faz para categorizar os animais quanto ao seu estado corporal). Baseado em minhas pesquisas, criei uma tabela simples para que você entenda melhor:



























Dito isso, vamos considerar alguns valores para fazermos nossos cálculos, lembrando que estes são apenas médias e que podem variar para mais ou para menos dependendo da qualidade do produto. As rações de boa qualidade tem em média 3 kcal (quilocaloria) e o feno, que possui 20% de umidade, tem em média 1,5kcal.

Para calcularmos a necessidade calórica de um animal, utilizamos a seguinte fórmula:

[(0,03 x peso vivo) + 1,4] x índice de trabalho

Os índices de trabalho são os seguintes:
Cavalo em manutenção: 1,00
Égua prenhe: 1,20
Trabalho leve: 1,25
Trabalho moderado: 1,50
Trabalho pesado: 2,0

Para exemplificar e esclarecer estes conceitos, irei utilizar como exemplo um cavalo que estou treinando, vejamos seu perfil e então vamos calcular suas necessidades calóricas e verificar se o que ele consome está abaixo ou acima do necessário:



Neste exemplo temos um Brasileiro de Hipismo de 16 a 17 anos, com 1,54cm de cernelha e pesando 430kg. Ele é exercitado 4x por semana e seu trabalho é considerado leve. Com base nesses dados, vejamos sua necessidade calórica:

[(0,03 x 430) + 1,4] x 1,25 = 17,87kcal

Vejamos agora o manejo nutricional de nosso cavalo e a quantidade real de calorias ingeridas:




Volumoso
8h-10h: pastagem em piquete de coast cross 
14h: 2kg de feno
23h: 2kg de feno

Concentrado
7h: 1kg
12h: 1kg
17h: 1kg

Volumoso: 6kg x 1,5 kcal = 9kcal
Concentrado: 3kg x 3kcal = 9 kcal, totalizando aproximadamente 18kcal diárias, o que está de acordo com suas necessidades.

E o seu cavalo? Está de acordo com as necessidades calóricas? 



-------------------


Gostou do nosso artigo? Comente e compartilhe! Clique aqui e assine também nossa newsletter e receba gratuitamente artigos com informações valiosas sobre o mundo equestre em seu email! 

Entrando agora no maravilhoso mundo dos cavalos e precisa de ajuda? Dúvidas sobre cuidados, manejo, alimentação, saúde, doma e treinamento, equitação, etc? Envie-nos sua pergunta clicando em nosso email (contato.amazonacarioca@gmail.com) ou comente abaixo e responderemos em nosso próximo artigo!

Confira também nossos serviços de consultoria equestre: Clique aqui tire suas dúvidas relacionada ao mundo dos cavalos! Aproveite e clique aqui e conheça nossos produtos artísticos exclusivos e personalizados sob encomenda (quadros, prints, camisas, canecas, etc)!


  A Amazona Carioca


Damiana Bem é apaixonada por cavalos e amazona de salto pela escola de equitação da Vila Militar (RJ) e equitação western (rédeas). Formada no curso de formação de treinadores de cavalos da Universidade do Cavalo (UC), cursou o nível Superior em Gestão de Equinocultura e tem experiência em manejo, doma e treinamento, gestão de centro equstre e aulas de equitação e rédeas na UC (Sorocaba), Vila Militar (RJ), Centro de Treinamento Mauro Leite (CTML - Paraná) Hotel Fazenda Pitangueiras (SP) e Haras Medalha de Ouro (São Roque - SP).

Um comentário :

  1. Olá, Edward! Fico feliz que gostou! Já sabe que estamos de site novo? Clique no link abaixo e confira! Assine nosssa newsletter e receba dicas por email!
    :)

    http://dhabem.wixsite.com/amazonacarioca

    ResponderExcluir

Inscreva-se em nossa Newsletter e receba nossos artigos via e-mail Gratuitamente !

Feito por Ajuda Blogueiros e Blogando com Facilidade