Características principais do cavalo




Ter conhecimentos sobre as características dos cavalos é um pré-requisito para praticar a equitação. Apenas aqueles que sempre tentam compreender a natureza dos cavalos se comportarão corretamente ao lidarem com eles.

Os cavalos são animais de manada. A manada lhes oferece proteção e segurança. Nenhum cavalo gosta de ficar sozinho - esta é uma situação a qual ele precisa ser cautelosamente habituado. O instinto de manada pode ser utilizado no treinamento, por exemplo, quando se emprega cavalos mais velhos e experientes trabalhando à frente dos mais jovens, Os cavalos tem uma ordem hierárquica fixa. Regras no convívio mútuo asseguram a capacidade de sobrevivência dentro da manada. Lutas para determinar a ordem hierárquica são parte do comportamento instintivo e podem ser especialmente bem observada em potros, mas também acontecem quando da chegada de novos membros da manada. Para se defenderem uns dos outros os cavalos usam os cascos e os dentes.Eles nem sempre são delicados nestes momentos. Por outro lado, os cavalos também são gentis no convívio entre si, além de terem comportamentos claros de curiosidade e afetividade. Cada cavaleiro deve estar preparado para o fato de que os cavalos irão querer determinar a hierarquia também na relação ente cavalo e humano. Apenas o cavaleiro calmo e que aja de maneira determinada e consequente será aceito pelo cavalo como sendo uma criatura hierarquicamente superior. 

Os cavalos são animais de fuga. Para os herbívoros, a fuga imediata representa a proteção mais segura de qualquer perigo. No entanto, o limiar de reação varia de cavalo para cavalo; inseguranças podem levar ao comportamento de fuga. Quando os cavalos entram em pânico, podem bloquear todas as percepções sensoriais e se tornarem uma fonte de perigo.

Para o cavaleiro, os comportamentos de alerta e de fuga podem se manifestar numa tendência desagradável de sustos ou refugos. É inútil castigar o cavalo por conta deste comportamento instintivo. O cavalo adquire segurança e confiança se lhe apresentamos as muitas situações novas possíveis com calma e paciência. O cavalo é um animal de movimento. No seu habitat natural, a estepe aberta, os cavalos selvagens ficavam em movimento durante muitas horas diárias, para igerirem o alimento de que necessitavam. Por isto, movimento, luz natural, ar fresco e contato com outros cavalos são importantes para o bem estar destes animais. No manejo de cocheira e na lida diária é especialmente importante obedecer a estes critérios. Os cavalos precisam ter acesso a movimentação suficiente e diversificada, o que inclui a soltura em piquetes ou pastagens.

Todos os cavalos divergem entre si quanto a caráter e comportamento, em relação a preferências e antipatias. O humor e as inclinações dos cavalos podem ser avaliados, por exemplo, quanto ao movimento das orelhas, a expressão dos olhos e o movimento da cauda. Por natureza, os cavalos não têm comportamento agressivo. Porém, é frequente que sejam rudes entre si, especialmente no caso de garanhões. Entretanto, normalmente os problemas de comportamento têm sua origem em manejo incorreto e experiências ruins, sofridos na mão do ser humano.

O cavaleiro precisa investir tempo, paciência e capacidade de observação para aprender a reconhecer e identificar corretamente o comportamento dos cavalos. É só assim que ele conseguirá conquistar a confiança e a afeição de um cavalo, saberá diferenciar entre medo e desobediência em caso de dúvida, e terá atitudes corretas na educação e no treinamento dos cavalos. Qualquer tipo de treinamento será medido não apenas pelo fato do cavalo montado mostrar um movimento aperfeiçoado,  porém também por estar preservado seu comportamento individual natural.

Cavalos que durante o trabalho diário demonstrarem satisfação e disposição  para o desempenho são o melhor ponto de partida para uma parceria estável e harmônica entre homem e animal. Estes fundamentos são suportados e reforçados pela paciência, pelo respeito às características psicológicas de cada cavalo, e por elogios frequentes.



-------------------


Gostou do nosso artigo? Comente e compartilhe! Clique aqui e assine também nossa newsletter e receba gratuitamente artigos com informações valiosas sobre o mundo equestre em seu email! 

Entrando agora no maravilhoso mundo dos cavalos e precisa de ajuda? Dúvidas sobre cuidados, manejo, alimentação, saúde, doma e treinamento, equitação, etc? Envie-nos sua pergunta clicando em nosso email (contato.amazonacarioca@gmail.com) ou comente abaixo e responderemos em nosso próximo artigo!

Confira também nossos serviços de consultoria equestre: Clique aqui tire suas dúvidas relacionada ao mundo dos cavalos! Aproveite e clique aqui e conheça nossos produtos artísticos exclusivos e personalizados sob encomenda (quadros, prints, camisas, canecas, etc)!


  A Amazona Carioca


Damiana Bem é apaixonada por cavalos e amazona de salto pela escola de equitação da Vila Militar (RJ) e equitação western (rédeas). Formada no curso de formação de treinadores de cavalos da Universidade do Cavalo (UC), cursou o nível Superior em Gestão de Equinocultura e tem experiência em manejo, doma e treinamento, gestão de centro equstre e aulas de equitação e rédeas na UC (Sorocaba), Vila Militar (RJ), Centro de Treinamento Mauro Leite (CTML - Paraná) Hotel Fazenda Pitangueiras (SP) e Haras Medalha de Ouro (São Roque - SP).

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Inscreva-se em nossa Newsletter e receba nossos artigos via e-mail Gratuitamente !

Feito por Ajuda Blogueiros e Blogando com Facilidade