HORSEMANSHIP: O que é o respeito para o cavalo?

    É comum ouvir falar de cavalos que não tem respeito pelo ser humano. Na realidade, essas pessoas acreditam que a atitude de desrespeito ocorre quando o animal dá coices, empina, invade nosso espaço ou tenta nos morder. 

     O que acontece na realidade é que, para o cavalo, os conceitos de respeito e desrespeito não fazem o menor sentido, tampouco nada tem a ver com a forma que toma suas decisões. Na interação cavalo-cavaleiro, o que vale para o animal é como o ser humano se apresenta. Um cavalo interage conosco reagindo, à sua maneira, como sente sua segurança e conforto sendo ameaçados.

     Quando invadimos a segurança e conforto do cavalo podemos ter como resultado várias reações e a primeira delas é a fuga. Se estiver preso e sem saída, com certeza irá tomar uma decisão para se proteger: corcoveando, mordendo, empinando. Dessa maneira, esta questão deve ser analisada por outro ângulo: será mesmo que esta atitude é desrespeito ou mero instinto de sobrevivência?

    Os cavalos tem uma única preocupação: sobrevivência da melhor maneira possível. Não tem o menor interesse em planejar tirar o melhor proveito do ser humano ou provar que são mais fortes e espertos que este. É muito importante que se compreenda que essas coisas não passam pela cabeça do cavalo.


    A maneira com um cavalo lida com o mundo e com as pessoas em particular é sempre com vistas àquilo que lhe é mais confortável e seguro. Do ponto de vista do animal, preocupar-se com a sobrevivência e o conforto nada tem a ver com desrespeito. Em realidade, o grande desrespeito está no ser humano que, através da coerção, obriga o cavalo a fazer coisas que ameaçam sua segurança e conforto.






-------------------


Gostou do nosso artigo? Comente e compartilhe!  Cadastre seu email (topo direito da página) e receba gratuitamente artigos com informações valiosas sobre o mundo equestre em sua casa! 

Entrando agora no maravilhoso mundo dos cavalos e precisa de ajuda? Dúvidas sobre cuidados, manejo, alimentação, saúde, doma e treinamento, equitação, etc? Envie-nos sua pergunta clicando em nosso email (contato.amazonacarioca@gmail.com) ou comente abaixo e responderemos em nosso próximo artigo!

Confira também nossos serviços de consultoria equestre: Clique aqui tire suas dúvidas relacionada ao mundo dos cavalos!  

Aproveite e clique aqui e conheça nossos produtos artísticos exclusivos e personalizados sob encomenda (quadros, prints, camisas, canecas, etc)!



  A Amazona Carioca





Damiana Bem é apaixonada por cavalos e amazona de salto pela escola de equitação da Vila Militar (RJ) e equitação western (rédeas). Formada no curso de formação de treinadores de cavalos da Universidade do Cavalo (UC), cursou o nível Superior em Gestão de Equinocultura e tem experiência em manejo, doma e treinamento, gestão de centro equstre e aulas de equitação e rédeas na UC (Sorocaba), Vila Militar (RJ), Centro de Treinamento Mauro Leite (CTML - Paraná) Hotel Fazenda Pitangueiras (SP) e Haras Medalha de Ouro (São Roque - SP).

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Inscreva-se em nossa Newsletter e receba nossos artigos via e-mail Gratuitamente !

Feito por Ajuda Blogueiros e Blogando com Facilidade