SAÚDE: Primeiros socorros a equinos

Atendimento de primeiros socorros
   Na criação de equinos não é raro encontrarmos problemas com animais que requeiram a intereferência imediata para salvar a vida de um cavalo. A análise e interpretação correta do nível dos problemas que acometem um animal é de grande importância para que possamos transmitir ao médico veterinário os dados precisos que permitirão que ele avalie o nível do problema.

    Todos os envolvidos no trato com o animal devem receber treinamento sobre o que fazer nos casos de cólicas, acidentes corto-contusos, acidentes com fraturas, partos difíceis, febre, picadas de insetos, entre outros; enquanto o veterinário não chega pois, nesse intervalo, o cavalo está sob sua responsabilidade

    Assim, deve-se haver uma boa comunicação entre o médico veterinário e os profissionais do haras que deverá oferecer também uma estrutura e materiais adequados para o atendimento ao animal, como tronco de contenção, farmácia de apoio com medicamentos de emergência, material para curativos, fisioterapia e aplicação de injeções, mangueira de pressão, termômetro clínico, pinças hemostáticas, bolsa de gelo, entre outros.

    A pessoa responsável e treinada para prestar primeiros socorros deve saber proceder rapidamente, com calma e inteligência, agindo com medidas simples e eficazes. As medidas adotadas devem sempre estar em conformidade com as instruções do médico veterinário pois é este que conduzirá a sequencia do atendimento.
Cavalos em sua origem

 É necessário falarmos sobre a principal origem dos problemas de saúde dos animais. É sabido que o cavalo sempre viveu solto em grandes extensões de terra, escolhendo do que se alimentar e quando fazê-lo.

    Com sua domesticação pelo homem, os seus hábitos de sobrevivência, de alimentação e seu comportamento foram significativamente alterados. Os sistemas de criação adotados pela maioria das propriedades são conflitantes com a origem dos equinos. Muitas estratégias de manejo adotadas são causadoras de condições estressantes.
Stress e vício de morder causando aerofagia
 
    Portanto, muitas das doenças que acometem os cavalos estão intimamente ligadas ao estresse, que geram uma baixa no sistem imunológico do cavalo, ou seja, torna-o muito mais susceptível a doenças. Dessa forma, devemos tentar sempre identificar as causas desse estresse e tentar minimizá-las ao máximo.

    Outros grande fator gerador de problemas para os cavalos são as condições de manejo impostas pelo homem. Muitas vezes pessoas que lidam com cavalos julgam-se plenas conhecedoras destes animais, sem, na verdade, conhecê-los suficientemente e, devido a isto, cometem erros significativos, quer seja na alimentação, no seu uso no trabalho e esporte ou na sua higiene. Infelizmente não é raro encontrarmos situações absurdas e verdadeiros atos de ignorância e desrespeito ao cavalo. As consequências são, cedo ou tarde, doenças e assidentes traumáticos.



 O melhor tratamento é a prevenção. Portanto, é imprescindível a conscientização de todos do meio do cavalo de saber respeitar, escutar e compreender o cavalo em sua origem para que eles possam oferecer-lhes uma boa qualidade de vida  seja nos aspectos físicos, psiquícos ou emocionais.






-------------------


Gostou do nosso artigo? Comente e compartilhe!  Cadastre seu email (topo direito da página) e receba gratuitamente artigos com informações valiosas sobre o mundo equestre em sua casa! 

Entrando agora no maravilhoso mundo dos cavalos e precisa de ajuda? Dúvidas sobre cuidados, manejo, alimentação, saúde, doma e treinamento, equitação, etc? Envie-nos sua pergunta clicando em nosso email (contato.amazonacarioca@gmail.com) ou comente abaixo e responderemos em nosso próximo artigo!

Confira também nossos serviços de consultoria equestre: Clique aqui tire suas dúvidas relacionada ao mundo dos cavalos!  

Aproveite e clique aqui e conheça nossos produtos artísticos exclusivos e personalizados sob encomenda (quadros, prints, camisas, canecas, etc)!



  A Amazona Carioca





Damiana Bem é apaixonada por cavalos e amazona de salto pela escola de equitação da Vila Militar (RJ) e equitação western (rédeas). Formada no curso de formação de treinadores de cavalos da Universidade do Cavalo (UC), cursou o nível Superior em Gestão de Equinocultura e tem experiência em manejo, doma e treinamento, gestão de centro equstre e aulas de equitação e rédeas na UC (Sorocaba), Vila Militar (RJ), Centro de Treinamento Mauro Leite (CTML - Paraná) Hotel Fazenda Pitangueiras (SP) e Haras Medalha de Ouro (São Roque - SP).

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Inscreva-se em nossa Newsletter e receba nossos artigos via e-mail Gratuitamente !

Feito por Ajuda Blogueiros e Blogando com Facilidade