Criando um plano de trabalho para cada cavalo



   Todo cavalo em treinamento deve ser considerado um atleta pois é importante treiná-lo objetivamente para preservar sua saúde e aumentar sua vida útil.


                Idealmente, um cavalo deve ser trabalhado 6x na semana e um dia de folga ou no mínimo, 3x na semana em dias alternados, durante 40 a 60 minutos por sessão. Potros recém domados não devem levar mais de 20 minutos por sessão nos 3 primeiros meses tanto devido à sua resistência física quanto a sua menor capacidade de concentração. 


Treinamento de balizas sem guia
                

Neste ponto é necessário diferenciar condicionamento físico e treinamento. O condicionamento trabalha a resistência física do organismo para suportar determinado evento. Já o treinamento desenvolve a habilidade do cavalo em executar determinadas tarefas, desenvolvendo a coordenação motora e a capacidade mental do animal em relação à tarefa a ser executada.  Todo programa deve levar os dois fatores em consideração.



               Como sempre, nada é mais importante de que seu conhecimento individual do cavalo que estiver trabalhando. Desenvolver sensibilidade para sentir seu cavalo em todos os momentos é um pré-requisito para tornar-se uma verdadeira pessoa do cavalo. Os verdadeiros mestres da equitação sabem adaptar-se a cada cavalo ao invés de forçar cada animal ao estilo preferido deles. A flexibilidade para adaptar normas  - sem no entanto subverter princípios – caracteriza o verdadeiro cavaleiro.


Devemos levar em consideração os três pilares para criação de um plano de trabalho: o plano físico, mental e emocional.

                 O plano físico

           Engloba principalmente o condicionamento do animal, trabalhando a força, fôlego e velocidade do cavalo  através de exercícios dirigidos ao fortalecimento dos músculos, ossos e tendões, bem como o aumento da capacidade cardíaca e respiratória. 


                O plano mental (capacidade motora)

                Após ter um bom condicionamento, podemos, gradativamente, começar a ensinar tarefas mais específicas direcionadas à finalidade para a qual o animal se destina. Paralelamente, precisaremos trabalhar também a equitação de nosso cavalo: sua compreensão e aceitação das ajudas e comandos para desempenhar aqueles percursos.


                O plano emocional (o desejo de obedecer)

                Mais do que criar esse desejo é saber mantê-lo ao longo do tempo mesmo em condições adversas. Esta atitude mental positiva é, fruto de tudo que foi dito até agora e sua palavra chave é a confiança, do cavalo em si próprio e em seu cavaleiro.  Aí fica clara a importância de um longo período preparatório de condicionamento e treinamento, aumentando gradativamente as exigências em termos tanto de força física e técnica. 


Igualmente importante é manter o interesse do cavalo pela sua atividade, variando o local, os exercícios e as atividades. Não há razão para que um cavalo de adestramento não salte de vez em quando. Apredendo esta nova atividade, ele estará desenvolvendo sua coordenação motora, resistência física e suas habilidades mentais, tais como coragem, atenção e disposição.

Vídeo: baliza em liberdade



    Do que foi dito até aqui, está claro que cada sessão de trabalho deve ter uma diretriz básica.  Alternando entre as mesmas, estaremos criando um programa interessante e completo, tanto para cavalo quanto para cavaleiro. Chamemos nossos pontos básicos de:  resistência física, habilidades especificas, equitação básica e treinamento alternativo (relaxamento mental). A criatividade e raciocínio e a sensibilidade do cavaleiro são ferramentas importantíssimas para criar um bom plano de trabalho que encorajam nosso cavalo a desenvolver todo o seu potencial.


-------------------


Gostou do nosso artigo? Comente e compartilhe! Clique aqui e assine também nossa newsletter e receba gratuitamente artigos com informações valiosas sobre o mundo equestre em seu email! 

Entrando agora no maravilhoso mundo dos cavalos e precisa de ajuda? Dúvidas sobre cuidados, manejo, alimentação, saúde, doma e treinamento, equitação, etc? Envie-nos sua pergunta clicando em nosso email (contato.amazonacarioca@gmail.com) ou comente abaixo e responderemos em nosso próximo artigo!

Confira também nossos serviços de consultoria equestre: Clique aqui tire suas dúvidas relacionada ao mundo dos cavalos! Aproveite e clique aqui e conheça nossos produtos artísticos exclusivos e personalizados sob encomenda (quadros, prints, camisas, canecas, etc)!


  A Amazona Carioca


Damiana Bem é apaixonada por cavalos e amazona de salto pela escola de equitação da Vila Militar (RJ) e equitação western (rédeas). Formada no curso de formação de treinadores de cavalos da Universidade do Cavalo (UC), cursou o nível Superior em Gestão de Equinocultura e tem experiência em manejo, doma e treinamento, gestão de centro equstre e aulas de equitação e rédeas na UC (Sorocaba), Vila Militar (RJ), Centro de Treinamento Mauro Leite (CTML - Paraná) Hotel Fazenda Pitangueiras (SP) e Haras Medalha de Ouro (São Roque - SP).

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Inscreva-se em nossa Newsletter e receba nossos artigos via e-mail Gratuitamente !

Feito por Ajuda Blogueiros e Blogando com Facilidade