O assento do cavaleiro




O assento flexível e descontraído faz com que o cavaleiro acompanhe os movimentos do cavalo, sem agarrar-se ou enrijecer-se.
                O assento de adestramento ou posição básica é utilizado no trabalho de plano e na formação de cavalo e cavaleiro. O cavaleiro mantem-se ereto na sela com ombro, quadril e calcanhar alinhados.
                As nádegas repousam com músculos descontraídos no ponto mais fundo da sela (do contrario, as nadegas e coxas contraídas ele se afasta do ponto mais fundo da cela – “acima do cavalo’’).
                As coxas ficam voltadas ligeiramente para dentro e a face plana do joelho encosta na sela. O assento deve se apoiar em ambos os ísquios de maneira que os joelhos fiquem numa posição baixa, imprescindível para emprego correto das pernas e colocação profunda do assento na sela.

              

O joelho fica angulado o bastante de modo que o pé visto lateralmente fique no centro de gravidade do cavaleiro. O comprimento correto dos loros ajuda nesta angulação.
                Montar com estribos muito compridos causa o assento em forquilha e o contrário, assento em cadeira, ambos prejudiciais para ajudas corretas de perna do cavaleiro.
                Pernas são inclinadas mais ou menos para trás, em contato com o corpo do cavalo com a face interna da panturrilha. A perna está algo atrás da barrigueira, mantendo a linha ombro-quadril-calcanhar.
                Os pés  repousam naturalmente apoiados logo à frente do seu ponto mais largo e paralelos ao corpo do cavalo e tornozelos flexíveis para que o calcanhar fique para baixo, sendo o ponto  mais baixo do cavaleiro.
                O cavaleiro senta com o tronco ereto, alongado mas sem ficar tenso, permitindo o acompanhamento elástico dos movimentos do cavalo. Para tanto, o quadril deve acompanhar o dorso do cavalo, o que é denominado de acompanhamento do cinturão pélvico (sacro, bacia e glúteos).








-------------------


Gostou do nosso artigo? Comente e compartilhe!  Cadastre seu email (topo direito da página) e receba gratuitamente artigos com informações valiosas sobre o mundo equestre em sua casa! 

Entrando agora no maravilhoso mundo dos cavalos e precisa de ajuda? Dúvidas sobre cuidados, manejo, alimentação, saúde, doma e treinamento, equitação, etc? Envie-nos sua pergunta clicando em nosso email (contato.amazonacarioca@gmail.com) ou comente abaixo e responderemos em nosso próximo artigo!

Confira também nossos serviços de consultoria equestre: Clique aqui tire suas dúvidas relacionada ao mundo dos cavalos!  

Aproveite e clique aqui e conheça nossos produtos artísticos exclusivos e personalizados sob encomenda (quadros, prints, camisas, canecas, etc)!



  A Amazona Carioca





Damiana Bem é apaixonada por cavalos e amazona de salto pela escola de equitação da Vila Militar (RJ) e equitação western (rédeas). Formada no curso de formação de treinadores de cavalos da Universidade do Cavalo (UC), cursou o nível Superior em Gestão de Equinocultura e tem experiência em manejo, doma e treinamento, gestão de centro equstre e aulas de equitação e rédeas na UC (Sorocaba), Vila Militar (RJ), Centro de Treinamento Mauro Leite (CTML - Paraná) Hotel Fazenda Pitangueiras (SP) e Haras Medalha de Ouro (São Roque - SP).

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Inscreva-se em nossa Newsletter e receba nossos artigos via e-mail Gratuitamente !

Feito por Ajuda Blogueiros e Blogando com Facilidade